Online

sábado, 7 de julho de 2012

Compostagem

Já faz décadas que eu postei algo..
Vou tentar voltar a postar, sei que disse a mesma coisa a última vez, e não fiz no final, estava numa super correria da faculdade e do trampo,conciliar os dois não é fácil.

Enfim, mas agora para a nossa alegria, consegui um estágio da faculdade, para quem não sabe eu faço Eng. Química, e vou estágiar na parte de Gestão Ambiental, mais precisamente na parte de Sustentabilidade, então vou viver pesquisando, assim vou me esforçar ao máximo para manter vocês atualizados, nem que seja com um post simples de algo que li uma vez por semana, ou mais.

Bom de início estou me atendo sobre um assusnto muito interessante, alguém já ouviu falar em compostagem?
Vou dar uma pequena introdução, compostagem é a transformação de resíduos orgânicos humidificados em adubo orgânico pela ação microbiana.
No final da decomposição, o composto apresenta estrutura fofa, cheiro agradável, temperatura ambiente, pH próximo de 7, livre de agentes patogênicos e de sementes de ervas daninhas. Prontinho para ser utilizado no solo em plantações.

Os materiais empregados na sua produção podem ser:

-Dejetos de animais (estercos de galinha, gado, porco, carneiro, etc.); -Cascas, bagaços de frutas e caroços não comercializados;
-Resíduos de culturas (cascas de arroz, palha de milho, vagem seca de feijão, casca seca de café);
-Folhas e ramos de mandioca, bananeira;
-Serragem;
-Restos de capim (colonião, elefante, brachiara, quicuiu, etc).

Além desses materiais, também podem ser utilizados para enriquecer o adubo orgânico: farinha de osso, cascas de mexilhão e de caranguejo (trituradas), cinzas e terra preta.

Abaixo segue um vídeo mostrando como é feito o processo de compostagem na agricultura.



Na sua casa também pode ser realizado uma "mini" compostagem e assim fazendo com que haja a reutilização dos restos de comida. Abaixo segue um vídeo ilustrativo de como fazer em casa comspostagem.



Abaixo segue uma lista de links de artigos e cartilhas relacionadas ao assunto:

Compostagem em Pequenos Apartamentos

By.: Jéssica Fujita Ruivo

Um comentário:

  1. Muito interessante. Pena que desperta a atenção de pouquíssimas pessoas, afinal quem vai querer voltar suas forças para dejetos quando há um mundo de estranhos prazeres,fora dessa realidade tão "sujinha".

    ResponderExcluir