Online

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Energia Eólica e Solar para Iluminação Pública

No Ceará foi desenvolvido um modelo de geração de energia eólica para iluminação pública, um poste alimentado por energia eólica e solar que pode economizar até R$ 21 mil por km de ruas.
Um equipamento inusitado que está chamando bastante a atenção dos cearenses. Ao passar pelas ruas as pessoas se deparam com um miniavião pousado sobre alguns postes do local.Projeto de uso de energia sustentável por políticas públicas. Por trás da ideia está um revolucionário.
De acordo com dados da agência de notícias Ambiente e Energia, o poste hibridoFernando Ximenes, da Gram Eollic, com o intuito de racionar e, mais importante, gerar energia apartir dos ventos e do sol com avião foi desenvolvido pelo empresário cearense Batizado de Produtor Independente de Energia (PIE), o poste híbrido tem modelos com 12 e 18 metros de altura e funciona com um avião feito de fibra de carbono e alumínio especial. As asas do pequeno avião sobre os postes têm placas com células de captação de energia solar; já as hélices da aeronave servem para coletar a energia dos ventos.
Desta forma, o avião fica acoplado no topo dos postes e capta energia eólica e solar que é transferida para uma bateria instalada pouco abaixo, no poste. A energia armazenada dá autonomia de até 70 horas. A iniciativa pode gerar uma grande economia.


Segue abaixo imagens dos postes e demonstrativos do seu funcionamento.




By.:Jéssica Fujita Ruivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário