Online

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Madeira




A preservação da floresta e a utilização da madeira parecem ser atos opostos, graças a perspectiva da extração ilegal praticada em larga escala em nosso país. A realidade é que existem outros modos de explorar a madeira e tornar viável ao ambiente. Além da madeira derivada ilegalmente (sem escrúpulos), temos outras três origens:




MADEIRA LEGAL


Essa modalidade representa o desmatamento autorizado, ou seja, as propriedades privadas podem acabar com até 80% da área total. Assim é caracterizado pela preservação de apenas 20% do total. O preço dessa madeira geralmente baixo.

MANEJADA

Neste método a floresta sofre o mínimo impacto possível, seguindo regras e leis. Mantendo a floresta em pé, a madeira é retirada através de um planejamento cuidadoso com técnicas de exploração de baixo impacto, ou seja, planejam quais árvores serão cortadas para garantir a regeneração da floresta, como serão derrubadas e arrastadas. O custo dessa madeira é geralmente um pouco mais alto em relação à anterior.

MADEIRA CERTIFICADA



A extração é feita através do planejamento manejado e o que a diferencia é a preocupação social. A certificação é feita por um órgão independente criterioso que avalia o respeito aos direitos de posse de terra, os direitos das comunidades indígenas, as condições trabalhistas e de segurança no trabalho. O custo desse material é elevado em relação aos demais.

Promover a sustentabilidade nesse setor só depende da consciência e da ação de pessoas informadas capazes de entender a necessidade de manter a qualidade de vida do planeta.

Segue o selo:






By.:
Yoshie Motoshima Tomazini

Nenhum comentário:

Postar um comentário