Online

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Fogão Solar

Nos sertões brasileiros como Paraíba e Sergipe é difícil encontrar quem utilize fogões movidos a gás, pois as famílias moram em lugares afastados. Assim a forma encontrada por eles para cocção dos alimentos é o fogão a lenha, mas essa pratica se torna difícil em um certo espaço de tempo graças ao esgotamento da madeira, que é encontrada a cada dia com mais dificuldade. Além disso derrubar árvores é uma prática condenada ecologicamente falando, acabando com a mata nativa ainda em sua queima libera CO2.

A alternativa que vem preencher as lacunas dessa prática é o fogão solar, que com a luz do Sol consegue atingir os mesmos resultados do fogão a gás, com economia e em harmonia com o meio ambiente. Sua desvantagem consiste no fato de só poder ser utilizados em dias de Sol, o que faz a atual estação do ano e a próxima, o Verão, serem ideais para sua utilização. O vídeo a seguir mostra um dos modelos de fogão solar, que parece uma antena parabólica.



Outro tipo de fogão solar, mais simples, pode ser feito em casa mesmo e será explicado passa a passo a seguir . Esse usa os princípios do efeito estufa, e estima-se que demore três vezes mais para cozinhar que um fogão à gás. O preço de sua construção vária em torno de 30 reais.

Materiais:
uma caixa de papelão;
cola;
tesoura;
papel alumínio;
spray preto;
papel pardo;
vidro pouco maior que a caixa.
Pedaço de metal do tamanho do fundo da caixa;



1º passo : corte a parte superior da caixa de papelão



2º forre o interior da caixa com papel alumínio


3º pinte o metal com o spray preto




4º coloque o metal no fundo da caixa



5º encape a parte de fora com papel pardo


6º tampe a caixa com pedaço de vidro






By.:
Flávia Nepumoceno

Nenhum comentário:

Postar um comentário