Online

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Telha Ecológica






As novas telhas fabricadas com fibras naturais ou de materiais reciclados "ecologicas" vêm tendo uma grande aceitação e substituindo com grande vantagem as tradicionais telhas de amianto.
Nas telhas produzidas com resíduos de fibras vegetais. São usadas fibras vegetais de madeiras, como pinho e eucalipto, e de não-madeiras, como sisal, bananeira e coco, empregadas no reforço dos materiais cimentícios. Fibras de papel reciclado também são usadas na fabricação destas novas telhas.
As telhas têm uma composição revolucionária: uma monocamada de fibras vegetais que são impregnadas de betume, pigmentadas para se obter a cor desejada e em seguida protegidas por uma resina especial.
Essa resina oferece proteção contra os raios UV, preservando a cor do produto, e impede a escamação da superfície, tão comum nas telhas multicamadas.
Outras são feitas de uma combinação de papel reciclado, asfalto e resina. O reforço das fibras representou uma melhoria significativa do desempenho mecânico e da durabilidade destes materiais. As telhas suportam melhor cargas dinâmicas, como uma chuva de granizo, por exemplo.

A saúde

A grande vantagem do fibrocimento vegetal, porém, é que não oferece riscos à saúde.
O amianto ou asbesto, uma fibra mineral usada na fabricação de telhas e caixas d’água, é perigosa, podendo causar doenças como a asbestose (o material se aloja nos pulmões, comprometendo a capacidade respiratória) e o câncer do pulmão.

Características da Telha

- Leve
- Resistente
- Impermeável
- Anti-corrosão
- Baixa transmissão térmica
- Baixa transmissão acústica
- De fácil manuseio
- Ecológica

Os ensaios revelaram algumas vantagens dessas telhas em relação às de amianto. Uma delas é sua maior capacidade de isolamento térmico.

Custo

A telha é em média 10% mais cara que as de cerâmica, por exemplo, mas como é mais leve que a concorrente, acaba consumindo uma estrutura menor para sua sustentação



Telhas e placas ecologicas - beneficios do produto:

- 100% reciclado
- impermeável
- isolante termico (30% - calor que as telhas de amianto)
- acústico
- inodoro (não tem cheiro)
- leve, favorece o uso de extruturas mais econômica
- auto-extinguível, não propaga chamas
- não oferece risco a saúde em nenhuma circunstância
- altamente resistente a umidade e agentes químicos em geral
- fácil fixação, sem trincar sobre a penetração de pregos e parafusos.
- suporta 150 kg de peso por m2
- garantia de 5 anos contra defeito de fabricação

O preço compensa no final da obra, é uma telha inteligente, pois tem cinco pontos em um: é mais leve, ecológica, mais resistente, de fácil manuseio e com baixa transmissão térmica e acústica e dura tanto quanto o amianto.

By.:
Jéssica Fujita Ruivo
Yoshie Motoshima Tomazini
Flávia Nepumoceno
Karina Regovich
Juliana Janolla

Um comentário:

  1. quero reformar o meu telhado e usar as telhas ecológicas. Quero saber se com elas, não precisarem usar o isolante térmico normalmente utilizado com telhas de amianto. Não há lajes, apenas forro de madeira. Obrigada

    ResponderExcluir