Online

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Grupo SustentaX lança guia para orientar as empresas sobre como comunicar a sustentabilidade de maneira responsável

Como a empresa deve comunicar os atributos socioambientais de seus produtos e serviços em anúncios, embalagens e promoções? A questão é atual e são frequentes erros conceituais que podem provocar problemas futuros às marcas e à confiabilidade dos consumidores. “A preocupação em passar uma informação consistente, completa e transparente sobre a sustentabilidade do produto ou serviço e que transmita credibilidade para o consumidor é muito importante, especialmente no Brasil, que possui a população mais preocupada com o aquecimento global e que trocaria de fornecedor se um produto fosse certificado com o objetivo de impactar menos as mudanças climáticas”, afirma Newton Figueiredo, presidente do Grupo SustentaX.
Mas, encontram-se muitas distorções, definida pelo especialista como uma verdadeira “corrida maluca para o verde”, como induzir que produtos “carbono zero” são obrigatoriamente sustentáveis e outros que se auto-declararam verdes por terem embalagem reciclável, mesmo que seus conteúdos possam provocar danos à saúde.
Para esclarecer e orientar as empresas sobre como comunicar corretamente seus esforços genuínos em prol do desenvolvimento sustentável, sem praticar “maquiagem verde”, o Grupo SustentaX desenvolveu o Guia SustentaX para Comunicação Responsável com o Consumidor. Por meio de exemplos e pela definição do que são atributos essenciais, complementares e suplementares de sustentabilidade, o guia apresenta princípios a serem seguidos pela comunicação, trazendo explicações também sobre termos, como degradável, biodegradável, reciclabilidade, entre outros.
“A sustentabilidade de um produto ou serviço se dá pela identificação da incorporação de todos os atributos essenciais de sustentabilidade e, normalmente, de pelo menos um atributo complementar. São essenciais: salubridade, qualidade e responsabilidade socioambiental do fabricante nesta incluindo o compromisso de ética na promoção do produto, existência de orientações quanto à segurança, existência de orientações quanto à economia e existência de orientações para a logística e descartes.”, explica.
Os interessados em conhecer o guia devem entrar em contato pelo e-mail info@SeloSustentaX.com.br. Sua primeira edição já foi distribuída às empresas que possuem produtos com o Selo SustentaX.

Selo SustentaX
No site http://www.selosustentax.com.br/ é possível conhecer produtos sustentáveis como adesivos, selantes, pisos (laminados, vinílicos e elevados), tecidos, metais sanitários e tintas. Além de fotos e características, o consumidor encontra detalhadamente explicações sobre fabricante, aplicação do produto, origens dos materiais, reciclagem de embalagens, índices de componentes tóxicos e créditos conquistados pela utilização dos produtos em construções verdes (green buildings).
Sobre o Grupo SustentaX
O Grupo SustentaX (http://www.gruposustentax.com.br/) desenvolve, de forma integrada, o conceito de sustentabilidade ajudando as corporações a terem seus negócios mais competitivos e sustentáveis, identificando para os consumidores produtos e serviços sustentáveis e desenvolvendo projetos de sustentabilidade para empreendimentos imobiliários.
By.: Jéssica Fujita Ruivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário