Online

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Telhado Verde

Consiste na idéia de formar coberturas vegetais nas construções, integrando o verde na paisagem inóspita e cinza encontrada atualmente nos ambientes urbanos. Inspirado nos jardins suspensos da babilônia, hospedar plantas a cobertura das edificações é sobre tudo uma medida sustentável que tem se tornado necessária a cada dia.






O telhado verde já é uma realidade em diversos países, na Basiléia-Suíça, por exemplo, foi criada uma lei que dita à obrigatoriedade desses telhados nas novas construções tanto públicas quanto privadas. Uma das maiores aplicações do ecoteclado é encontrada na Dearborn -Michigan com 4,2 hectares de ervas pinheiras, foi o local onde Henry Ford instalou um novo modelo de fábrica. Outro local que merece destaque é o aeroporto de Frankfurt, na Alemanha compreendendo 45 mil metros quadrados. Segundo EnviroZine 14% dos teclados na Alemanha são ecológicos. No Brasil, a maior extensão de telhado verde é o da prefeitura na capital paulista.




Dearborn -Michigan

Aeroporto Frankfurt - Alemanha

Prefeitura - Capital Paulista


Aderir essa causa, não foi uma atitude tomada apenas pela simples questão estética das plantas, e pelo paisagismo, o telhado verde oferece várias vantagens e benefícios. Uma das qualidades que mais se destaca nesses telhado consiste na capacidade termo-acústico, para regular a temperatura nos ambientes evitando assim o trabalho do ar-condicionado e logo inferindo na diminuição de energia elétrica e isolando amplamente os ruídos, motivo pelo qual foi implantado no aeroporto alemão com ótima resultados.
As instalações feitas pelo homem, como o asfalto (que impermeabiliza o solo), as telhas comuns, o concreto, os altos edifícios etc., utilizam materiais com capacidades térmicas e densidades especificas que alteram os ciclos naturais ambientais, tais como a umidade do ar, a ocorrência das precipitações (tempestades), as circulações dos ventos e sobretudo provocam um acumulo de radiação solar que aumenta a temperatura, concretizando o efeito conhecido como ilhas de calor. Em cidades com latitude tropical como São Paulo a temperatura nos centros pode sofrer alta de até 10graus Celisius durante o dia, o que gera um ambiente extremamente desconfortável. O telhado verde é uma das soluções a minimizar o impacto causado por essas modificações, sua capacidade de refrigerar o ambiente promove equilíbrio na umidade do ar e na incidência de chuvas, regulando a temperatura tanto em dias quentes como em dias frios. Eliminando a concentração de calor há menor dilatação o que confere diminuição de trincas e aumenta a durabilidade no imóvel. O telhado ainda purifica o ar, graças ao sequestro de gás carbônico, pela fotossíntese.



Diferença de temperatura entre zona rural e zona urbana (ilhas de calor)

Existem várias maneiras e modelos na implantação de um telhado verde, tanto em adaptação as casa cobertas com telhas convencionais, quanto construção de sistemas complexos. A instalação desses telhados muitas vezes se relaciona com a captação da água da chuva, aproveitando o fato da planta realizar filtragem primaria da água, e armazenando esta para reutilização em atividades não potáveis.
O telhado Verde é classificado em extensivos ou intensivos, a escolha pode ser feita analisando as intenções e objetivos de cada situação, a seguir uma tabela que diferencia os dois sistemas:



Dentre esses dois sistemas encontramos os três tipos de telhados mais comuns:
Sistema Laminar
É utilizado apenas por telhados planos e caracteriza-se pela presença de uma lamina de água, que funciona como um reservatório interno de água. Ideal para cultivo de grama, podendo ser feito também com outros tipos de plantas de forração.




Sistema Modular


Caracteriza-se pelo “encaixe” de módulos pré cultivados com grande diversidade de plantas sobre a cobertura que pode ser instalado sobre laje de concreto impermeabilizada, telhado de fibrocimento, cerâmico ou metálica e sobre estrato de madeira. Pode ter inclinação de até 75%. Sua implantação é rápida, podendo ser feita em apenas um dia, e a manutenção é mínima.


Módulos de ecotelhados pré-cultivados e sistema de encaixe


Sistema Alveolar


Compreende a estrutura mais complexa dos ecoteclados, utiliza também os módulos para cultivo das plantas. Caracteriza-se pela captação e filtragem da água da chuva sem construção de um reservatório interno.



1.Membrana Ecotelhado anti-raízes (preta 200 micras);
2.Membrana Alveolar Ecotelhado (2 cm) - drenagem e retenção de água;
3.Membrana Filtrante Ecotelhado;
4.Módulo Ecotelhado (8 cm) - evita erosão, a compactação e aeração;
5.Substrato Leve Ecotelhado (1 cm ou mais).






















Os ecoteclados planos podem ser ainda meios de lazer pela possibilidade de livre circulação, trazem o contato com a natureza, sendo um verdadeiro jardim suspenso onde as crianças podem brincar e até mesmos os adultos descansar. Dessa maneira surge a oportunidade de cultivo de alimentos, como formação de hortas, obra de baixo custo e fácil manejo.


Suculentas


Em certos tipos de telhado ecológico é feito hortas, jardins sendo possível até mesmo arvorismo , mas em sua maioria são usadas plantas que não requerem cuidados maiores. Uma espécie que atende a estas exigências são as suculentas, plantas típicas de lugares áridos que são resistentes tanto ao Sol quanto a chuva e se adaptam rapidamente ao meio a elas submetido. Essas plantas são atrativas em várias outras situações servindo como decoração.






Os telhados verdes em geral adotam a grama e as suculentas para sua formação, essas tem processo de autofagia, pelo qual a planta não cresce mais ao atingir um tamanho especifico, que varia em cerca de 8 cm, dispensando assim a poda.
A implantação de um teclado verde é substancialmente mais caro que um telhado convencional. No entanto é preciso ver esse aumento no preço como um investimento, uma vez que a longo prazo esse valor é reembolsado em forma de economia com arcondicionado, sendo também um importante passo para sustentabilidade e garantia de qualidade de vida da atual e das futuras gerações.
By.:
Jéssica Fujita Ruivo
Flávia Nepumoceno

Nenhum comentário:

Postar um comentário