Online

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Bioconstrução – Adote está ideia

A bioconstrução visa à harmonia entre tecnologia e funcionalidade integradas ao meio ambiente. Para isso, leva-se em conta a localização, os benefícios naturais que o meio oferece à moradia e também os possíveis materiais utilizados, sendo eles oriundos de materiais reciclados e sustentáveis.
Assim, a cada instante, pesquisadores desenvolvem materiais resistentes e funcionais que permitem o uso inteligente de dejetos que antes eram desprezados e poluíam o ambiente. Uma das formas que rapidamente se disseminou é o uso de tubos de creme dental que não passaram pelo teste de qualidade das empresas. Agora toneladas deles são utilizadas para a produção de telhas que, apesar de serem cerca de três vezes mais cara que as de amianto, são mais resistentes.
Além do uso de materiais que podem ser reciclados, como o entulho, também há a utilização de métodos de produção que têm por objetivo minimizar as agressões ao meio. Por exemplo os tijolos podem ser produzidos sem que haja a queima de madeira e consequentemente a liberação de CO2 para a camada de ozônio; Assim obtem-se produção sustentável e econômica, pois seu custo é reduzido.
Como a maioria das madeiras sustentáveis não possuem selo de qualidade, hoje pode-se comprar madeiras nobres com certificados que atestam sua extração sem a degradação do solo, nem do ambiente de onde foram retiradas. Sua única vantagem é a garantia de que o processo de extração foi correto e não clandestino, pois seu custo é acrescido de cerca de 15% em relação às demais madeiras.
É preciso considerar que o uso de materiais sustentáveis é, na maioria das vezes, mais caro, todavia seus resultados surge a longo prazo, pois reduzem a degradação dos recursos naturais, trazendo benefícios incalculáveis à natureza.


Tijolo Ecológico


Um material que merece destaque por substituir um dos maiores “vilões” da sustentabilidade é o “tijolo modular solo cimento”. Sua forma diferenciada possuí dois orifícios circulares, que permitem um novo sistema de construção, que funciona como um “jogo de lego” como a ilustração que se segue:




É preciso considerar que a construção civil é responsável por 50% do lixo produzido no mundo. Esse lixo é proveniente principalmente da quebra de tijolos convencionais para instalações elétricas e encanamento. Assim o tijolo ecológico possibilita a isenção parcial ou total de entulho na construção, dependendo apenas de um bom planejamento.
Além de contribuir na redução de entulho, beneficia o meio ambiente na produção a partir de prensa, uma vez que o tijolo comum é feito através de queima, acarretando a liberação de gases poluentes, que acelera o processo do efeito estufa.



Portanto o tijolo modular é uma saída para a construção rápida, sendo viável a construção de um andar por dia (cômodo médio), acrescendo-se o fato de que, nessas edificações, é obtida uma parede espessa que regula a temperatura.

By.:
Jéssica Fujita Ruivo
Yoshie Motoshima Tomazini
Flávia Nepumoceno
Karina Regovich
Juliana Janolla



Nenhum comentário:

Postar um comentário