Online

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Sistema de Gestão Ambiental (SGA)

5 meses se passaram desde a última postagem, me desculpem, eu possuo bastante conteúdo interessante para passar para vocês, entretanto me falta tempo para elabora-lo, não adiante simplesmente eu jogar o conteúdo, gosto de pesquisar e me aprofundar neles. Afinal, assim podemos aprender juntos.

Esta semana está tendo a semana da Engenharia na minha faculdade, então está ocorrendo diversas palestras e minicursos e ontem participei de um minicurso sobre Sistema de Gestão Ambiental (SGA), assim decidi escrever um pouquinho a respeito do mesmo.

O SGA seria uma estrutura organizacional na qual as empresas podem avaliar e controlar os impactos ambientais gerados por suas atividades, produtos e serviços. O SGA é regido pela NBR ISO 14001 que está incluído na ISO 14000.
A ISO 14000 é um conjunto de padrões internacionalmente conhecidos, que envolvem questões ambientais, nos quais são detalhados diretrizes, normas, entre algumas outras especificações. São abrangidos nela seis áreas bem definidas:
  • Sistema de Gestão Ambiental (Série ISO 14001 e 14004)
  • Auditorias Ambientais (Série ISO 14010, 14011, 14012 e 14015)
  • Rotulagem Ambiental (Série ISO 14020,14021 e 14025)
  • Avaliação de Desempenho Ambiental (Série ISO 14031 e 14031)
  • Avaliação do Ciclo de Vida de Produto (Série ISO 14040, 14041, 14042 e 14043)
  • Termos e Definições (Série ISO 14050)

 No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) oficializou as NBR ISO:
a) 14001; b) 14004; c) 14010; d) 14011 e) 14040.

Para a conquista da qualificação ou certificação da ISO 14000, as organizações devem comprovar que documentaram criteriosamente os seus processos e seguem realmente este sistema. Não é nada fácil, porém, a certificação é como um "diploma", que atesta que a empresa é comprometida com o meio ambiente, ou seja, é uma empresa que possuí um plano de melhoria contínua de seu desempenho ambiental.

Como diria o meu professor do técnico de administração:

"Time que está ganhando tem que mudar!" - Ou seja, é sempre possível fazer melhorias. O mundo muda, os governos mudam, as pessoas mudam e claro não deve ser diferente com as empresas, pois se permanecerem aonde estão, ficarão paradas no tempo, podem até ter tido glória um dia, mas se permanecerem na mesma situação em que se encontravam, só porque estavam "ganhando", poderá ter um resultado prejudicial a empresa, pois provavelmente haverá outras empresas que darão um passo além do imaginado pela empresa que optou não mudar. Acabando o presente se tornando um passado distante enquanto que para as empresas de melhoria contínua o presente se faz futuro.

Algumas filosofias e ferramentas da qualidade que podem auxiliar na implementação do Sistema de Gestão Ambiental:

Kaisen

Kaisen é uma palavra de origem japonesa com o significado de melhoria contínua . É um conceito que envolve uma série de procedimentos, em que todos os funcionários, desde o responsável pelas atividades mais simples até a alta gerência, assumem o compromisso de melhoria contínua da empresa. A ideia é que o sucesso seja conquistado através de pequenos melhoramentos e esforços frequentes. O sistema Toyota é conhecido pela aplicação do princípio Kaisen.

Contexto:

"O Tesouro de Bresa" - Conta a história de um alfaiate que compra um livro no qual lhe dirá como conseguir um tesouro. Para tal efeito, o livro diz que o alfaiate tem que aprender diversos idiomas, saber resolver diversos cálculos matemáticos e ao final da história não existe o tal tesouro e sim a pessoa se desenvolveu a tal ponto de ela se tornar o tesouro tanto ansiado. Ou seja, os tesouros são conquistados pela aprendizagem, pelo trabalho e pelo esforço pessoal.

PDCA 

É uma ferramenta na qual é utilizada para fazer planejamento, melhorias e/ou correções de processos. Nesta a ação deve buscar eliminar ou reduzir os problemas na execução. Para se utilizar deve-se seguir uma sequência de ações na qual segue abaixo:



A sigla PDCA é formada pela letra inicial de palavras inglesas. Veja o que significam:
P - Plan - Planejar
D - Do - Executar
C - Check - Verificar
A - Action - Ação

Por se tratar de uma ferramenta administrativa de controle que constitui um ciclo é essencial que todas as partes sejam realizadas com o mesmo empenho para obter bons resultados. Caso falte alguma parte, o processo será prejudicado no todo.

5S

É uma ferramenta que aponta para a melhoria da qualidade de uma organização. O programa 5S, também de origem japonesa, tem como objetivo a eliminação do desperdício e a transformação do local de trabalho em um ambiente agradável, tanto em um aspecto físico quanto nas relações interpessoais, partindo assim do princípio de que tudo pode ser melhorado.


O nome 5S vem das letras iniciais de cinco palavras japonesas. São elas:


Existem outras filosofias e ferramentas da qualidade que você pode pesquisar para se aprofundar no assunto.

Sistema de Gestão Ambiental - NBR Série ISO 14001


O princípio da ISO 14001, no qual pode-se analisar os avanços de uma empresa em termos de relação com o meio ambiente são:

  • Política Ambiental
É uma declaração da organização, expondo suas intenções e princípios em relação ao seu desempenho ambiental global, que provê uma estrutura para a ação e definição de seus objetivos e metas ambientais”
  • Planejamento
A Série ISO 14001 recomenda que a organização formule um plano para cumprir sua Política Ambiental. Este plano deve incluir os seguintes tópicos: aspectos ambientais; requisitos legais e outros requisitos; objetivos e metas; e programas de gestão ambiental.
  • Implementação e Operação
Esse princípio recomenda que para que haja uma efetiva implantação da Série ISO 14001, a empresa deve desenvolver os mecanismos de apoio necessários para atender o que está previsto em sua política, e nos seus objetivos e metas ambientais.
  • Verificação e Ação Corretiva
Este item da norma cria condições de se averiguar se a empresa está operando de acordo com o programa de gestão ambiental previamente definido, identificando aspectos não desejáveis e mitigando quaisquer impactos negativos, além de tratar das medias preventivas.
  • Análise Crítica
Após a etapa da auditoria, e considerando possíveis mudanças nos cenários internos e externos, como novas pressões de mercado e as recentes tendências do ambiente externo da empresa - além do compromisso de melhoria contínua requerido pela SGA -, é o momento da administração identificar a necessidade de possíveis alterações em sua Política Ambiental, nos seus objetivos e metas, ou em outros
elementos do sistema. Em resumo, aqui o processo de gestão pode ser revisado, bem como o processo de melhoria contínua exercitado. 

Acima encontra-se uma pequena introdução a respeito de cada tópico da ISO 14001, para maiores detalhes encontrei uma pesquisa da Embrapa, falando mais a respeito sobre cada tópico, segue abaixo o link: 


Para quem gostou do assunto das Ferramentas da Qualidade, há uma apostila do Sebrae na qual apresenta mais algumas ferramentas. Segue abaixo o link:

Manual de Ferramentas da Qualidade do SEBRAE

By.: Jéssica Fujita Ruivo.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário